top of page
  HISTÓRIA DO SYSTEMA  

Durante quase toda a história do seu vasto país, a Rússia teve de repelir invasores vindos de todos os cantos com estilos de combate e armamento bem distintos uns dos outros.

 

As batalhas tomavam lugar em terrenos diferentes, durante invernos gelados e verões escaldantes, com os russos muitas vezes em menor número. Em consequência destes factores, os guerreiros russos adquiriram um estilo que conciliava um espírito forte e técnicas extremamente criativas e versáteis que eram ao mesmo tempo práticas, mortais e eficazes contra qualquer tipo de inimigo em qualquer circunstância.

 

O estilo era natural e livre e não tinha regras estritas nem nenhuma estrutura rígida ou limitações (além das limitações morais). As tácticas eram baseadas em reacções instintivas, na força e características de cada indivíduo, e eram especificamente designadas para uma aprendizagem rápida.

 

Quando os comunistas chegaram ao poder em 1917 suprimiram todas as tradições nacionais e aqueles que praticavam o estilo antigo de combate podiam ser severamente castigados. Mas na procura pela mais mortífera e eficaz técnica de combate, as autoridades soviéticas rapidamente compreenderam o quão viável e devastador era o sistema de combate original, adoptando-o para algumas unidades das Operações Especiais.

Durante anos o Systema foi mantido secreto pelas mais altas patentes militares soviéticas só sendo introduzido no Ocidente a partir dos anos 1990 pelos mestres russos Vladimir Vasiliev e Mikhail Ryabko.

 

No Systema existe uma sinergia de três componentes: Técnica de Combate, Espírito Forte e Corpo Saudável. 

O corpo deve estar livre de tensão e repleto de resistência e flexibilidade. O movimento deve ser feito sem esforço e potencial explosivo.

O espírito ou o estado psicológico deve permanecer calmo, livre da ira, da irritação, do medo, da pena de si mesmo, da ilusão e do orgulho.

As técnicas de combate incluem movimentos que são potentes e precisos, momentâneos e económicos, subtis e diversos.

A razão pela qual a Arte Marcial Russa é chamada Systema é simples: é um conjunto completo de conceitos e componentes de treino que enriquecem a vida do praticante. Neste sentido, adquirir a habilidade da arte marcial é um meio para aperfeiçoar a função dos diversos sistemas fisiológicos do corpo e dos três níveis de capacidades humanas: o físico, o psicológico e o espiritual. 

 

O princípio chave do Systema Russo é a Não-Destruição. O objectivo é ter a certeza de que o nosso treino e atitude não prejudiquem a nossa psique e o nosso corpo nem as do nosso parceiro. O Systema é assim feito para construir e fortalecer o corpo e a psique.

 

O Systema tem outro nome «poznai sebia» ou «conhece-te a ti mesmo». Conhecer a nossa força ou fraqueza pode ser bom mas permanece superficial. O treino da Arte Marcial Russa é certamente um dos meios para ver a extensão total das nossas limitações – ver o quão orgulhosos e fracos somos na realidade. O Systema permite-nos ganhar a verdadeira força de espírito que provém da humildade. 

 

O treino correcto do Systema Russo tem como objectivo colocar cada praticante no melhor dos cenários para perceber o máximo que conseguir sobre si mesmo a um dado momento.

 MIKHAIL RYABKO & VLADIMIR VASILIEV 

Mikhail Ryabko e Vladimir Vasiliev.jpg

 MIKHAIL RYABKO (1960-2023) 


Foi Coronel da Unidade de Operações Especiais do exército russo e Diretor e Instrutor Chefe do Systema Headquarters – Moscovo

 

Mikhail Ryabko começou a treinar aos 5 anos e a participar em treinos de combate a partir dos 15. Formou milícias para a segurança do Ministério do Interior e treinou os guardas de segurança do Ministro. Comandou equipas tácticas de salvamento de reféns, operações de contra-terrorismo e de neutralização de criminosos armados.
 

Mikhail Ryabko vivia em Moscovo onde era Coronel e assistente da Procuradoria Geral da República para acções militares. Participou em numerosíssimas campanhas militares tendo recebido muitas medalhas e distinções do governo e da Igreja Ortodoxa Russa.

Depois de reformado do exército, M. Ryabko continuou a dar treino de Systema pelo mundo fora, sendo considerado um dos maiores mestres de Systema, mesmo se, incompreendido por muitos.

Para mais informações sobre Mikhail Ryabko visite: www.systemaryabko.com

 VLADIMIR VASILIEV 

 

Director e Instrutor chefe do Systema Headquarters – Toronto  

 

Vladimir Vasiliev nasceu na Rússia  e foi formado por Mikhail Ryabko em Treino de Combate intensivo e Systema avançado. Vladimir Vasiliev imigrou para o Canadá em 1993 e fundou a primeira escola de Artes Marciais Russas fora da Rússia - "Systema Headquarters".

 

Desde então formou e certificou mais de 500 instrutores de Systema e Artes Marciais Russas em mais de 30 países e produziu uma série de filmes (premiada) sobre instrução e técnicas de combate. Vladimir Vasiliev também recebeu numerosas medalhas do governo russo, incluindo a «Ordem do Dever e da Honra»  e  a «Ordem da Lealdade».

Vladimir Vasiliev dá formação na sua escola de Toronto e pelo mundo fora em Estágios e Seminários Internacionais.

 

Para mais informações sobre Vladimir Vasiliev visite:

www.russianmartialart.com

bottom of page