top of page
IMG_4700.jpg

ESCOLA DE ESGRIMA LUSITANA DO SANTO CONDESTÁVEL
JOGO DO PAU PORTUGUÊS

As aulas de Jogo do Pau, na vertente do Varapau, realizam-se no Pavilhão dos Desportos de Combate (Pav.3) do Estádio Universitário de Lisboa (EUL) e são orientadas pelo mestre Nuno Russo e pelos professores Frederico Martins e Stefan de Moncada.

As aulas de Bastão de Combate e Defesa Pessoal realizam-se na Academia Five Elements Jiu-Jitsu do Rato. 

Para consultar as condições e horários de treino clique AQUI

O Jogo do Pau português, também conhecido por Esgrima Lusitana, é uma arte marcial portuguesa especializada no combate com paus.

Preservado na tradição popular, nos finais do século XIX e princípios do século XX, eram ainda frequentes por todo o país, mas com destaque para a região minhota, os combates de paus nas feiras e romarias que por vezes envolviam aldeias inteiras.

Em Lisboa, desenvolveu-se nos princípios do século XX um estilo próprio de características mais desportivas começando a ser praticado em clubes.

A Esgrima Lusitana é o nome dado ao Jogo do Pau português pelo conceituado mestre Nuno Russo.

O mestre Nuno Russo é uma das maiores figuras do Jogo do Pau contemporâneo e um dos maiores responsáveis pela sua modernização e estruturação. Além da sua técnica de Varapau, o mestre Nuno Russo desenvolveu paralelamente o combate com bastões - o Bastão de Combate e Defesa Pessoal e o Duplo Bastão.
bottom of page